27 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Semana comemorativa do Dia Internacional dos Museus Versão para impressão Enviar por E-mail
11  O Museu de História Natural do Funchal realizou várias atividades durante a Semana Comemorativa do Dia Internacional dos Museus.

 Uma vez mais, o Museu de História Natural do Funchal realizou a Semana Comemorativa do Dia Internacional dos Museus, tendo para isso disponibilizado um programa variado de atividades, desde visitas guiadas, ateliês temáticos e um Safari Noturno ao Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais.

Apesar de ter sido numa 2ª feira, dia em que habitualmente está encerrado para limpezas gerais e trabalhos de manutenção, o Museu abriu as suas portas no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, tendo sido visitado por inúmeras pessoas residentes e estrangeiros. No dia 19, foram vários os estabelecimentos de ensino, público e privado, que vieram ao Museu em visita de estudo. Na 4ª feira, dia 20, realizou-se um ateliê sob o tema da Biologia Marinha. As crianças assistiram a uma breve palestra sobre o tema e, em seguida, participaram ativamente no jogo “Fauna Costeira da Ilha da Madeira”. No dia seguinte, dia 21, realizou-se um ateliê sob o tema da Botânica e Entomologia. As crianças participantes tiveram a oportunidade de aprender vários aspetos relacionados com estas duas ciências ligadas à Biologia e observaram insetos vivos como o gorgulho-das-palmeiras e o bicho-pau. No final da visita, os alunos foram até ao Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais para observar ovos, lagartas e adultos da borboleta-monarca. Para concluir esta semana, o Museu de História Natural do Funchal organizou um Safari Noturno ao Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais, no dia 22 de maio, Dia Mundial da Biodiversidade. Para concluir com sucesso a atividade, os participantes tiveram não só que recolher a informação pedida na ficha, sobre 5 plantas existentes no Jardim, como também tiveram que colher invertebrados e identifica-los corretamente.

Durante a semana, após a sua visita, as crianças do ensino Pré-Escolar e 1º ciclo, e seus acompanhantes, receberam uma prenda que consistia num animal (peixe ou ave) ou numa flor, criados através da arte secular japonesa de dobrar papel, o origami.

No presente mês de maio, o Aquário, o Museu de História Natural do Funchal e o Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais foram visitados por diversos estabelecimentos de ensino público e privado e instituições de solidariedade social, sendo atingido o número recorde, dos últimos 10 anos, de mais de 950 visitantes.

 

Galeria de Fotos

 

 

 

(Fotos de: Joana Nóbrega /Sara Ferreira /Juan Silva /Ricardo Araújo /DCRN; Texto de: Juan Silva /DCRN)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS