27 Novembro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial
Apresentação da BioDivMarMadeira, Base de Dados da Biodiversidade Marinha da Madeira Versão para impressão Enviar por E-mail
8  A 4ª sessão das “sextas do OOM” teve lugar no Museu de História Natural do Funchal no passado dia 29 de maio, pelas 17h.

A palestra efetuada por Cláudia Ribeiro, bolseira do OOM/Arditi, teve como principal objetivo a apresentação pública da Base de dados da Biodiversidade Marinha da Madeira (BD), BioDivMarMadeira já disponível on-line.

 A BioDivMarMadeira, é um projeto apresentado por Cláudia Ribeiro a financiamento de uma bolsa de estágio da ARDITI (Agência Regional de Desenvolvimento, Investigação, Tecnologia e Inovação) com supervisão científica de Manuel Biscoito e que teve como instituição de acolhimento o Departamento de Ciência e Recursos Naturais nomeadamente o Museu de História Natural do Funchal (MMF)/ Estação de Biologia Marinha do Funchal (EBMF). O projeto contou com a participação ativa de Carlos Lucas, igualmente bolseiro OOM/Arditi no Ciimar-Madeira, na aplicação do desenho da BD em MySql. De salientar também a colaboração de várias instituições que desenvolvem investigação na área das Ciências do Mar na RAM, sem as quais o projeto não poderia ter sido levado a cabo, nomeadamente: EBMF, MMF, Museu da Baleia da Madeira (MBM), Polo do Mare- Madeira, Parque Natural da Madeira (PNM), Universidade da Madeira (UMA), Spea, WindBirds.

Foi com uma audiência composta que o coordenador cientifico do OOM, Manuel Biscoito, fez a apresentação prévia do projeto e da palestrante. De seguida, Cláudia Ribeiro fez uma apresentação sintética do projeto, referindo as etapas do seu desenvolvimento e estado de situação atual. A BD já disponível online, conta já com informação relativa a 3 grupos de organismos marinhos, nomeadamente, Cetáceos, Tartarugas e Chaetognatha. O conhecimento agora disponibilizado na BD, refere-se a informação científica validada, por especialistas, publicações e grandemente documentado nas coleções do Museu de História Natural do Funchal.

No final, a oradora respondeu às questões colocadas e teve lugar um curto debate dobre o desenvolvimento futuro da BD e sua manutenção, face à ausência de projeto financiado para a sua continuação após 30 de junho de 2015.

 

Galeria de Fotos

 

 

(Fotos de: Carlos Lucas /OOM/Arditi – Ciimar-Madeira; Texto de: Cláudia Ribeiro /OOM/Arditi – MMF/EBMF)

 

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS