27 Novembro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial
Estação de Biologia Marinha em exposição no Madeira Shopping Versão para impressão Enviar por E-mail
01 O Observatório Oceânico da Madeira (OOM) realizou uma exposição no Madeira Shopping, de 19 a 31 de maio, com o tema Oceanocentrismo. O objetivo foi dar a conhecer os contributos deste pólo para a Região Autónoma da Madeira. 

O Observatório Oceânico da Madeira (OOM) foi criado em 2014 e pretende constituir-se como um pólo de excelência dedicado à investigação e monitorização permanente do oceano. Esta iniciativa agrega uma comunidade científica multidisciplinar, juntando várias entidades no sentido de promover a cooperação e rentabilizar recursos. A consolidação de dados históricos, observações e previsões numa plataforma comum, vai permitir à Região Autónoma da Madeira (RAM) dar uma resposta mais eficaz às exigências de avaliação e gestão dos recursos marinhos, capacitando a RAM com meios adequados ao desenvolvimento sustentável.

A Estação de Biologia Marinha do Funchal é membro fundador do OOM e esta adesão irá permitir à Estação de Biologia Marinha do Funchal ter mais visibilidade e atrair novos investigadores e projetos de investigação na área do Mar.

Na exposição foi dado destaque à investigação no domínio do mar profundo através de um exemplar de caranguejo-da-fundura (Chaceon affinis) e de um covo bentónico que é utilizado para a sua captura.

Paralelamente, foi preparado um folheto sobre a Estação de Biologia Marinha do Funchal com atividades didáticas para os mais peqeunos.

 

Galeria de Fotos

 

 

 (Fotos de: Flávio Martins /DCRN; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS