28 Novembro 2021
Estação divulga a ciência marinha Versão para impressão Enviar por E-mail
15  No passado mês de junho, a Estação de Biologia Marinha do Funchal recebeu visitantes curiosos de diversas idades, desde os mais novos, do Infantário Pimpão, o 8º ano da Escola do Carmo, aos seniores do Ginásio de Santo António.

Os jovens do Infantário Pimpão aprenderam curiosidades sobre o trabalho realizado pelo biólogo e algumas das espécies aqui encontradas, com a palestra “o que faz um biólogo marinho”. Os alunos da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas e os utentes do Ginásio de Santo António assistiram a uma apresentação sobre a “Biodiversidade Marinha dos Mares da Madeira”, onde ficaram a conhecer mais sobre os organismos marinhos que existem nas águas madeirenses.

Ao longo da visita guiada pela Estação ficaram a conhecer a sala das coleções marinhas do Museu de História Natural do Funchal, aqui depositadas, e participaram no ateliê “Conheça melhor os ouriços e estrelas-do-mar da Madeira”, onde adquiririam noções e curiosidades sobre a biologia das estrelas e ouriços-do-mar, e puderam observar e tocar em exemplares vivos de estrelas-do-mar-vermelha (Ophidiaster ophidianus) e de ouriços-de-espinhos-curtos (Sphaerechinus granularis), capturados na Baía do Cais do Carvão. Também puderam observar exemplares vivos de santola (Maja squinado), peixe-verde (Thalassoma pavo) e algumas espécies de anémonas.

As visitas guiadas com diferentes grupos etários resultam numa conjugação de partilha de experiências, ideias e conhecimento científico. As visitas são sempre muito participativas, uma vez que todos os visitantes colocam diferentes questões de acordo com a sua experiência de vida, o que é sempre desafiante para os técnicos de biologia da Estação.

(Fotos de: Flávio Martins /DCRN; Texto de: Luisa Costa /DCRN e de Mafalda Freitas /DCRN)