20 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Projeto BIOVAL – Valorização, controlo e gestão dos recursos marinhos da Macaronésia Versão para impressão Enviar por E-mail
04  Decorreu no passado dia 8 de julho, na ilha de Gran Canária, mais concretamente na Universidade de Las Palmas, a 3ª e última reunião anual do projeto BIOVAL – Valorização, controlo e gestão dos recursos marinhos da Macaronésia, com o objetivo de reunir os parceiros que fazem parte deste projeto no sentido de apresentar os resultados das atividades até aqui desenvolvidas. Esta reunião teve a participação do Dr. Ricardo Araújo, como representante da Câmara Municipal do Funchal no referido projeto.

 O BIOVAL é um projeto financiado no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional Madeira-Açores-Canárias (MAC) 2007-2013 (PCT-MAC), do FEDER e tem como Chefe de Fila a Universidade de Las Palmas de Gran Canária e onde para além da Câmara Municipal do Funchal, através do Museu de História Natural do Funchal e da Estação de Biologia Marinha do Funchal, conta com a parceria de mais 5 instituições, a Universidade da Madeira, o Instituto Tecnológico de Canárias, a Universidade de Cabo Verde e com a Universidade dos Açores.

Este projeto tem como linhas gerais, promover uma cooperação entre as várias instituições envolvidas, relativamente à investigação e desenvolvimento tecnológico, através  da utilização de técnicas de Biologia Molecular, especialmente as relacionadas com DNA, de modo a fomentar a Investigação, Desenvolvimento e Inovação na região da Macaronésia e favorecer o desenvolvimento na gestão dos recursos marinhos.

O contributo da Câmara Municipal do Funchal neste projeto foi o da criação de um banco de banco de tecidos das espécies do género Patella, constituindo desta forma uma coleção de referência para estudos moleculares e bioquímicos visando filogenia, filogeografia, genética populacional, etc, como também o esclarecimento sistemático relativamente às espécies deste género existentes no arquipélago da Madeira.

Para além da reunião referida, foram ainda outras atividades, nomeadamente planificação e preparação de publicações científicas conjuntas e tratamento laboratorial das amostras das espécies de lapas capturadas no arquipélago da Madeira, que estão a ser alvo de estudo neste projeto.

 

Galeria de Fotos

 

 

 

Fotos de: direitos de autor "©" ; Texto de: Ricardo Araújo /DCRN)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS