20 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Verão na Estação de Biologia Marinha do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
01 Com a chegada do Verão, as visitas guiadas à Estação de Biologia Marinha do Funchal tornam-se cada vez mais frequentes, principalmente pelos mais novos que realizam atividades de tempos livres nesta época. No mês de julho recebemos os ATLs do Iate Clube de Santa Cruz e do Clube Naval do Funchal, e o Atelier de Férias Doutorecos da Universidade da Madeira.

 Na visita guiada pela Estação assistiram à palestra “os peixes litorais da Madeira”, que fala dos peixes mais comuns que podem ser observados na nossa costa e a importância de os preservar, ou a uma apresentação sobre a Estação. Os jovens visitantes ficaram a conhecer os laboratórios de taxonomia e húmido, onde são realizadas a identificação e amostragem biológica das espécies aqui estudadas. No laboratório de taxonomia realizaram uma pequena experiência com o auxílio da lupa binocular, através da qual observaram amostras de sedimento colhido do fundo dos mares da Madeira, onde descobriram micromoluscos gastrópodes e bivalves (pequenos búzios e conchas).
 
Quando o estado do mar permitiu, os jovens puderam participar na ação de sensibilização sobre pesca desportiva no Cais do Carvão, com a técnica de pesca à boia com cana, onde os peixes capturados são devolvidos ao mar.

Para os mais pequenos foi realizado “o jogo dos ambientes”, onde são colocadas questões sobre os ambientes litoral, oceânico e profundo, e os organismos a estes associados, como por exemplo o caboz, peixe-lua e a quimera.

 

Galeria de Fotos

 

 

(Fotos de: Flávio Martins /DCRN; Texto de: Luisa Costa /DCRN)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS