18 Outubro 2021
Uma aventura divertida no Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais Versão para impressão Enviar por E-mail
01 Os participantes nos ateliês de verão “Férias da Pequenada 2015” e “Sol Cultural – Uma Aventura de verão”, entre outros, participaram numa atividade lúdica e educativa no Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais.

O Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais, inaugurado no dia 5 de junho de 2000, Dia Mundial do Ambiente, é um espaço aprazível onde os visitantes podem conhecer mais de quatro dezenas de plantas medicinais e aromáticas, oriundas dos 4 cantos do Mundo. Nos 890 m2 deste Jardim, o visitante pode observar plantas como a cana-de-açúcar, o funcho, a consolda, a salva, a salsa, o aipo, o gengibre, diversas hortelãs, a babosa e a árvore-avenca (cientificamente conhecida por, Ginkgo biloba), originária da China e do Japão.

Durante o mês de agosto, alguns dos ateliês que nos visitaram, como o “Férias da Pequenada 2015” (Junta de Freguesia de Santo António), “Sol Cultural – Uma Aventura de verão” (Câmara Municipal da Ponta do Sol), entre outros, participaram ativamente num jogo de aprendizagem onde, mediante instruções simples e concisas, preencheram uma ficha onde deveriam indicar, por exemplo, a origem do alecrim, o uso mais comum do cebolinho ou o nome da família botânica a que pertence a babosa. As informações eram obtidas facilmente das 10 placas identificativas espalhadas pelo Jardim. No final do jogo, as fichas são corrigidas pelo Dr. Juan Silva, botânico do Museu de História Natural do Funchal e responsável pelas visitas neste espaço.

Para marcar uma visita ao Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais, com acompanhamento técnico, deverá ser enviado um email para: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar com, duas semanas de antecedência, indicando o dia e a hora da visita, o número de visitantes, o nome da escola ou instituição, o nome e contato do responsável pela visita.

(Fotos de: Catarina Gonçalves /DCRN; Texto de: Juan Silva /DCRN)