9 Dezembro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Novidades » Estação de Biologia Marinha comemora o Dia Nacional do Mar
Estação de Biologia Marinha comemora o Dia Nacional do Mar Versão para impressão Enviar por E-mail
 DNM No dia 16 de novembro a Estação de Biologia Marinha do Funchal comemora o Dia Nacional do Mar abrindo as suas portas a todos os visitantes mais novos, com palestras sobre a biodiversidade marinha da Madeira e outras atividades ligadas ao mar.

 A atividade inicia-se com uma palestra sobre a biodiversidade marinha da Madeira, seguida de visita guiada às instalações da Estação. Durante a visita podem observar à lupa binocular o que é possível encontrar no sedimento recolhido do nosso fundo marinho, como pequenos moluscos gastrópodes e bivalves, e posteriormente observar algumas espécies de gambas e caranguejos capturados nas nossas águas, como a gamba-da-Madeira (Plesionika edwardsii), camarão-cabeçudo-do-alto (Heterocarpus grimaldii ), caranguejo-nadador-da-fundura (Bathynectes maravigna) e a sapateira (Cancer bellianus). No decorrer da visita podem também participar no ateliê “Animais Marinhos da Nossa Costa”, onde adquirem novos conhecimentos e curiosidades sobre ouriços e estrelas-do-mar, anémonas e caranguejos, e tocar em exemplares vivos. Isto se as condições do mar permitirem a captura. Por vezes, é possível também a realização de uma atividade de pesca desportiva no Cais do Carvão, mas sempre dependendo do estado do mar.

O “Jogo dos Ambientes” é outra hipótese de escolha, já que é um dos favoritos dos mais novos. Neste jogo o grupo de alunos é dividido em duas equipas, aos quais são colocadas questões relacionadas com os ambientes marinhos (litoral, oceânico e profundo) e diversos organismos a estes associados, como o caboz, o peixe-lua ou a quimera. A equipa vencedora recebe uma lembrança “com cheirinho a mar”.

 

(Imagem de: Flávio Martins /DCRN; Texto de: Luísa Costa /DCRN)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS