18 Outubro 2021
Reunião do projeto BEST III no Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
1  Decorreram, nos dias 5 e 6 de outubro, reuniões e workshops do projeto BEST III, que destina-se à conservação e uso sustentável da biodiversidade e do ecossistema nas regiões ultraperiféricas e nos países e territórios ultramarinos europeus. Para o efeito, reuniram-se diversos investigadores de diferentes áreas científicas.

As atividades iniciaram-se com apresentação do projeto BEST III, a sua metodologia, uma proposta de definição de áreas chave para a biodiversidade (Key Biodiversity Areas - KBAs) para o arquipélago da Madeira. Os workshops integraram os temas Mar, Vertebrados e Invertebrados Terrestres e Plantas Terrestres. Os participantes, incluíram na parte do mar os investigadores Mafalda Freitas e Francis Zino (Dpto. de Ciência e Recursos Naturais - CMF), Thomas Dellinger (UMa) e Cláudia Ribeiro (Ciimar - Madeira), todos a desenvolver os seus trabalhos de investigação na Estação de Biologia Marinha do Funchal.

O projeto BEST III visa a criação de uma plataforma que permite a partilha de informação sobre oportunidades de financiamento para projetos destinados à conservação e uso sustentável da biodiversidade e dos serviços do ecossistema nas regiões ultraperiféricas e nos países e territórios ultramarinos europeus. Esta plataforma facilitará a troca de informação entre os financiadores (Comissão Europeia, estados membros, instituições financeiras, entidades não governamentais e empresas) e as entidades promotoras dos projetos, ao mesmo tempo, desenvolverá perfis do ecossistema regionais os quais identificarão as áreas mais carenciadas de investimento.

O Núcleo Macaronésico do projeto BEST III é coordenado por José Azevedo no âmbito do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia.

(Fotos de: direitos de autor "©"; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)