9 Dezembro 2021
Página Inicial » Novidades » Estação de Biologia Marinha em Cabo Verde para encerramento de MARPROF-CV e início de MACAROFOOD
Estação de Biologia Marinha em Cabo Verde para encerramento de MARPROF-CV e início de MACAROFOOD Versão para impressão Enviar por E-mail
00

No âmbito do projeto MARPROF-CV “Potencial dos Novos Recursos Pesqueiros de Águas Profundas de Cabo Verde, Bases para a sua Gestão Sustentável e Valorização Gastronómica” irá realizar-se na cidade de Mindelo (Cabo Verde), nos próximos dias 10  e 11 de dezembro, o Seminário de Encerramento do projeto.

Seminário de Encerramento do projeto MARPROF-CV “Potencial dos Novos Recursos Pesqueiros de Águas Profundas de Cabo Verde, Bases para a sua Gestão Sustentável e Valorização Gastronómica”, irá decorrer no Hotel Oásis Atlântico Porto Grande na ciade de Mindelo, na Ilha de São Vicente com o objetico de apresentar os Resultados finais e oportunidades futuras, no contexto da Cooperação Macaronésica em investigação marinha e pescas.

Programa:

15:00 – Boas vindas pela Presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) de Cabo Verde – Dra. Osvaldina Silva e pelo Diretor Regional de Pescas da Madeira – Eng.º Luís Ferreira.

15:20 – Apresentação dos resultados finais do projeto em Cabo Verde: campanhas de prospeção de camarão soldado (Plesionika edwardsii) em águas de Cabo Verde – Dr. Albertino Martins (Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas INDP).

15:45 – Prospeção de caranguejo-da-fundura (Chaceon affinis): um possível novo recurso de profundidade na área Macaronésica – MSc. Mafalda Freitas (Câmara Municipal do Funchal CMF/ Estação de Biologia Marinha do Funchal EBMF).

16:10 – 16:25 Intervalo.

16:25 – A pescaria tradicional de peixe-espada-preto (Aphanopus spp.) na Madeira: estado da arte e oportunidades de cooperação futura – MSc. João Delgado (Direção Regional de Pescas da Madeira DRP/ Direção de Serviços de Investigação e Desenvolvimento das Pescas DSIDP).

16:50 – A indústria de transformação de pescado na Madeira, com particular incidência no peixe-espada-preto – Dr. Élvio Pontes (Empresa de transformação de pescado: ILHAPEIXE).

17:15 – A EHTCV: os desafios futuros no âmbito da formação no domínio da Gastronomia voltada para o mar - Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) – Dr. Virgílio Eduardo Évora, Coordenador de F&B da EHTCV.

(Fotos: direitos de autor "©"; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)