18 Outubro 2021
Ciência no Mercado Versão para impressão Enviar por E-mail
02  A Estação de Biologia Marinha (EBMF) e o Museu de História Natural do Funchal (MMF), participaram no evento “Ciência no Mercado” no dia 23 de novembro, que decorreu na Praça do Peixe do Mercado dos Lavradores entre as 18h00 e as 21h00.

A Estação desenvolveu no evento duas atividades sobre o litoral e o mar profundo: “Conheça melhor as Estrelas e os Ouriços-do-mar dos Mares da Madeira”, onde os visitantes puderam observar e tocar em exemplares vivos de estrelas-do-mar-vermelha e de ouriços-de-espinhos-curtos, capturados na Baía do Cais do Carvão. Foram apresentadas curiosidades e noções sobre a biologia das estrelas e ouriços-do-mar.

As “Espécies do Mar Profundo” foi outra das atividades apresentadas no evento e consistiu em mostrar o processo de captura com covos bentónicos de caranguejo e a amostragem de duas espécies de profundidade, a gamba-riscada e do caranguejo-da-fundura, incluindo a sua identificação. Esta atividade foi realizada no âmbito do projeto de investigação Marprof-CV “Potencial dos Novos Recursos Pesqueiros de Águas Profundas de Cabo Verde, Bases para a sua Gestão Sustentável e Valorização Gastronómica”, que termina agora no mês de dezembro.

O evento "Ciência no Mercado" foi promovido pela ARDITI e esteve integrado na Semana da Ciência e Tecnologia que se celebra a nível nacional entre 23 e 29 de novembro. Esta mostra, que se fez na Região, foi aberta ao público em geral para que todos pudessem ver, interagir e participar.

(Fotos de: Flávio Martins /DCRN; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)