21 Outubro 2021
Seminário com evento gastronómico encerra projeto MARPROF-CV em Cabo Verde Versão para impressão Enviar por E-mail
6  Nos dias 10 e 11 de dezembro realizou-se na cidade de Mindelo (Cabo Verde) o Seminário de Encerramento do projeto MARPROF-CV “Potencial dos Novos Recursos Pesqueiros de Águas Profundas de Cabo Verde, Bases para a sua Gestão Sustentável e Valorização Gastronómica”.

O Seminário de Encerramento do projeto MARPROF-CV “Potencial dos Novos Recursos Pesqueiros de Águas Profundas de Cabo Verde, Bases para a sua Gestão Sustentável e Valorização Gastronómica”, decorreu no Hotel Oásis Atlântico Porto Grande na cidade de Mindelo, na Ilha de São Vicente, com o objetivo de apresentar os resultados finais e oportunidades futuras, no contexto da cooperação Macaronésica em investigação marinha e pescas. Este evento contou com a presença dos seguintes oradores convidados: Dra. Osvaldina Silva, Presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) de Cabo Verde, Eng.º Luís Ferreira, Diretor Regional de Pescas da Madeira, Dr. Albertino Martins (INDP), MSc. Mafalda Freitas, Diretora da Estação de Biologia Marinha do Funchal (EBMF), MSc. João Delgado, Diretor da Direção de Serviços de Investigação e Desenvolvimento da Pesca - Madeira  (DSIDP), Dr. Élvio Pontes, da Empresa de transformação de pescado ILHAPEIXE e Dr. Virgílio Eduardo Évora, Coordenador de F&B da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV).

Após as palestras, seguiu-se um evento gastronómico que teve como tema central o peixe-espada-preto, transportado para Cabo Verde e transformado em várias receitas originais pelo chefe do Hotel Oásis Atlântico Porto Grande, que fizeram a delícia dos convidados. A acompanhar as iguarias não faltou o vinho Madeira, pelo que agora só falta conseguir pescar o peixe-espada-preto em Cabo Verde. Assim e com este objetivo, no dia 11 de dezembro, no auditório do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) decorreu a apresentação e assinatura do protocolo do novo projeto designado MACAROFOOD (“Valorização dos produtos marinhos da Macaronésia: turismo, gastronomia e capacitação profissional”). Assinaram protocolo a Estação de Biologia Marinha do Funchal, representando a Câmara Municipal do Funchal, a Direção Regional de Pescas da Madeira, a Universidade de Cabo Verde, o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas de Cabo Verde e a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, confirmando o seu interesse em participar na preparação e elaboração e em subscrever a submissão de candidatura ao Programa de Cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal MAC (Madeira – Açores – Canárias) 2014-2020, cofinanciado a 85% pela EU.

(Fotos de: Nuno Gouveia /DRP; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)