21 Outubro 2021
Visita de estudo ao Aquário e Museu de História Natural do Funchal Versão para impressão Enviar por E-mail
01 Os alunos do 11º ano da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco realizaram, no dia 11 de dezembro, uma visita de estudo ao Aquário e Museu de História Natural do Funchal.

A visita de estudo teve como objetivo contatar com a reprodução contextual de várias espécies mencionadas na obra literária “Sermão de Santo António aos Peixes” do Padre António Vieira. Assim, através de visita guiada foram dadas a conhecer as caraterísticas específicas do polvo, da rémora, do roncador e do peixe voador. Além disso no Museu receberam uma explicação clara e sucinta sobre aspetos relacionados com a História Natural do Arquipélago madeirense.

Destaca-se também a participação de Miguel Andrade na atividade “Biólogo por um dia” que decorreu no dia 18 de dezembro. Assim, foram-lhe dadas a conhecer as coleções científicas do Museu nomeadamente, algário (acompanhado pela Dra. Sara Ferreira, bióloga e conservadora da coleção de algas marinhas do Museu), herbário (acompanhado por Juan Silva, biólogo e conservador de Botânica do Museu), e finalmente, visitou a entomoteca (acompanhado pela Dra. Ysabel Gonçalves, Bióloga e conservadora de Entomologia do Museu). Foi-lhe também proporcionado uma visita às coleções líquidas do Museu, que estão sediadas no edifício da Estação de Biologia Marinha do Funchal.

(Fotos de: Catarina Gonçalves e Joana Nóbrega /DCRN; Texto de: Marina Pinto /DCRN)