25 Outubro 2021
WEST volta a navegar Versão para impressão Enviar por E-mail
00 O barquinho autónomo foi finalmente colocado a navegar com sucesso a partir da Madeira e está a dirigir-se para oeste, conforme pretendido, tendo já percorrido mais de 1200 km.

O evento teve lugar do dia 27 de janeiro de 2016 e envolveu 30 alunos de duas escolas (EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia e EB23 da Torre, Câmara de Lobos) a bordo do NRP Schultz Xavier. Todos desejaram “boa viagem” ao WEST, na expectativa de que siga agora em direção ao continente americano. Embora o local de lançamento e a época do ano tenham sido escolhidos com base nesse objetivo, trata-se de uma viagem não controlada, à deriva e ao sabor dos ventos e correntes; portanto, tudo pode acontecer.

Este lançamento foi coordenado pela EMEPC /Kit do Mar e contou com a participação ativa dos parceiros IST /MARETEC (simulações do modelo MOHID) e IST /ISR /DSOR (preparação, instalação e configuração do tracker GPS / modem Globalstar). Contou ainda com o apoio e participação do Museu de História Natural do Funchal, do Departamento de Ciência e Recursos Naturais da Câmara Municipal do Funchal, da Estação de Biologia Marinha do Funchal, do Comando de Zona Marítima da Madeira, da Marinha Portuguesa e do Instituto de Socorros a Náufragos.

A saga do WEST teve início há mais de dois anos no outro lado do Atlântico. O WEST foi batizado por alunos da Escola de Westbrook, no Maine (E. U. A.), e lançado ao mar em dezembro de 2013, numa iniciativa promovida pelo projeto norte-americano “Educational Passages”. Impulsionado pela força do vento e das correntes, navegou à deriva pelo Atlântico, sempre monitorizado via Internet pelos alunos de Westbrook que equiparam o barco com um GPS e um transmissor (via satélite). Quase um ano depois, o WEST chegava por fim a terra, dando à costa junto ao farol de São Pedro de Moel.

Em Portugal, o projeto educativo “WEST Leva Portugal ao Mundo” envolveu seis parceiros ligados ao mar: Agência Ciência Viva, EMEPC /Kit do Mar, IST /ISR, IST /MARETEC, Valuma e Ocean Puzzle; e ainda duas escolas da Nazaré: EB 2,3 Amadeu Gaudêncio e Externato Dom Fuas Roupinho.

Conheça toda a história do WEST no site do Kit do Mar e veja os vídeos no site da Valuma.

Veja a reportagem do lançamento do WEST na RTP aqui:

Galeria de Imagens

(Fotos de: Manuel Biscoito /DCRN; Mapa: Tiago Dias /IST /MARETEC; Texto de: Luís Sebastião /IST e Manuel Biscoito /DCRN)