18 Outubro 2021
Educação e Qualidade de Vida visita Estação de Biologia Marinha Versão para impressão Enviar por E-mail
06  No dia 16 de fevereiro a Estação de Biologia Marinha do Funchal recebeu os colegas do Departamento de Educação e Qualidade de Vida da Câmara Municipal do Funchal, numa visita guiada pelos laboratórios, onde interagiram com ouriços e estrelas-do-mar.

A atividade iniciou-se com uma palestra sobre as ações e projetos  desenvolvidos pela Estação realizada pela Dra. Mafalda Freitas, seguida de uma visita guiada às instalações, à Biblioteca “Professor Luiz Saldanha”, residências para cientistas visitantes, laboratórios de taxonomia, húmido e da Universidade da Madeira, e sala das coleções marinhas do Museu de História Natural do Funchal, aqui depositadas.

No decorrer da visita, tiveram oportunidade de observar e tocar em exemplares vivos da estrela-do-mar-azul (Coscinasterias tenuispina) e do ouriço-do-mar-negro (Arbacia lixula), capturados na Baía do Cais do Carvão, onde se localiza a Estação. Observaram inclusive um exemplar de tartaruga-comum (Caretta caretta), que se encontra em recuperação devido a uma ferida na carapaça. Esta espécie de tartaruga marinha encontra-se mundialmente ameaçada e a Estação de Biologia Marinha do Funchal possui tanques para a sua reabilitação.

(Fotos de: Flávio Martins /DCRN; Texto de: Luisa Costa e Mafalda Freitas /DCRN)