27 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Visitas de estudo à Estação de Biologia Marinha Versão para impressão Enviar por E-mail
21 No decorrer do mês de março e início de abril a Estação de Biologia Marinha do Funchal recebeu diversas escolas e instituições da Madeira com visitas de estudo e atividades ligadas ao mar, onde observou-se uma crescente curiosidade e interesse por parte dos jovens visitantes. 

Os alunos da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo da Madeira (APPDA-Madeira) e Escola Básica dos 1º, 2º e 3º Ciclos com Pré-escolar do Porto da Cruz iniciaram a visita de estudo com palestras sobre a Estação e o que faz um biólogo marinho, para logo ficarem a conhecer os laboratórios e sala das coleções marinhas.

De 14 a 17 de março, os jovens alunos da Escola Gonçalves Zarco participaram inclusive na ação de sensibilização sobre pesca desportiva no Cais do Carvão. Utilizando a técnica de pesca à boia com cana, capturaram maioritariamente exemplares de peixe-verde (Thalassoma pavo), que foram devolvidos ao mar.

No dia 28 de março, os utentes da APPDA-Madeira, durante a sua visita, observaram à lupa pequenos moluscos gastrópodes e bivalves, que são encontrados no sedimento que existe no fundo do mar, e assistiram a uma breve explicação sobre o processo de captura e amostragem de gambas e caranguejos.

A 4 de abril, realizou-se a visita à turma de Fauna da Escola do Porto da Cruz, no âmbito do projeto “Fauna e Flora: Saco pro pão, Natureza no coração”, desenvolvido para a 13ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola", concurso a nível nacional ao qual a Escola candidatou-se. Com este projeto, a Escola quer promover uma consciência ecológica nas crianças e em toda a comunidade educativa, incutindo hábitos científicos. Irá reunir esforços para a redução do uso do plástico, revitalizando um costume pontual e rotineiro: o saco do pão. No final da visita os alunos surpreenderam a equipa da Estação, ao cantarem uma música original sobre o mar.

 

 

Galeria de Fotos

 

 

 

 

(Fotos de: Flávio Martins /DCRN; Texto de: Luisa Costa /DCRN)

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS