21 Outubro 2021
Primeira campanha do projeto “Avaliação da Ictiofauna costeira da Ilha do Porto Santo e Ilhéus” decorreu no final de maio Versão para impressão Enviar por E-mail
0  Está a ocorrer na Estação de Biologia Marinha do Funchal em colaboração com o MARE- IPLeiria e com o Parque Natural da Madeira, um projeto denominado Avaliação da Ictiofauna costeira da Ilha do Porto Santo e Ilhéus e que decorrerá em 2016 e 2017.

Os objetivos do projeto são:

• Avaliação da comunidade da ictiofauna costeira em zonas com diferentes estatutos de proteção: integral, parcial e não protegida;
  • Avaliação da comunidade da ictiofauna em zonas afetadas por uma maré negra proveniente de um derrame do navio petroleiro “Aragon”  em janeiro de 1990, com comparação de dados obtidos em 1991 e 2000 por investigadores deste departamento;
  • Recife artificial Vs. Recife Natural (O Madeirense, afundado para se tornar num recife artificial alberga uma densidade de peixes fantástica e encontra-se dentro da reserva integral. Como ponto de comparação pretende-se usar a baixa das bicudas, um afloramento rochoso que se encontra dentro da mesma área. Tendo assim, um ponto de comparação da densidade existente num recife natural com um recife artificial).

No âmbito deste projeto está a decorrer a tese de mestrado de Emanuel Almada co-orientada pela diretora da Estação, Dra. Mafalda Freitas, estando então previstas 4 campanhas (duas em 2016 e duas em 2017) envolvendo mergulhos e uma equipa multidisciplinar.

Na primeira campanha, decorrida entre os dias 21 e 28 de maio, a equipa de biólogos /mergulhadores /fotógrafos fez diversos mergulhos em pontos considerados estratégicos para uma rigorosa e completa análise da comunidade da ictiofauna costeira do Porto Santo.

Os objetivos propostos foram largamente superados e os resultados deixaram-nos imensamente satisfeitos. Esta campanha só foi possível graças à preciosa contribuição do Parque Natural da Madeira, principalmente através da embarcação e da colaboração dos vigilantes Nélson e Roberto.

A próxima campanha está já agendada para setembro de 2016.

(Fotos de: CETEMARES e de Nuno Rodrigues /MARE- IPLeiria; Texto de: Mafalda Freitas /DCRN)