18 Outubro 2021
Uma aventura divertida no Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais Versão para impressão Enviar por E-mail
02  Os alunos da escola EB1, 2 ,3 /PE Bartolomeu Perestrelo participaram numa atividade lúdica e educativa no Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais.

O Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais, inaugurado no dia 5 de junho de 2000, Dia Mundial do Ambiente, é um espaço aprazível onde os visitantes podem conhecer mais de quatro dezenas de plantas medicinais e aromáticas, oriundas dos 4 cantos do Mundo. Nos 890 m2 deste Jardim, o visitante pode observar plantas como a cana-de-açúcar, o funcho, a consolda, a salva, a salsa, o aipo, o gengibre, diversas hortelãs, a babosa e a árvore-avenca (cientificamente conhecida por, Ginkgo biloba), originária da China e do Japão.

Durante o mês de junho, alguns dos alunos que nos visitaram, participaram ativamente num jogo de aprendizagem onde, mediante instruções simples e concisas, preencheram uma ficha onde deveriam indicar, por exemplo, a origem do alecrim, o uso mais comum do cebolinho ou o nome da família botânica a que pertence a babosa. As informações eram obtidas facilmente das 10 placas identificativas espalhadas pelo Jardim. No final do jogo, as fichas são corrigidas pelo Dr. Juan Silva, botânico do Museu de História Natural do Funchal e responsável pelas visitas neste espaço.

Para marcar uma visita ao Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais, com acompanhamento técnico, deverá ser enviado um email para: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , com duas semanas de antecedência, indicando o dia e a hora da visita, o número de visitantes, o nome da escola ou instituição, o nome e contato do responsável pela visita.

Destaca-se ainda a atividade realizada no Museu, comemorativa do dia da criança, organizada pela Dra. Joana Nóbrega, membro do clube Toastmasters. A Toastmasters Club Funchal é uma organização educacional sem fins lucrativos, fundada pelo Dr. Ralph C. Smedley em 1924 e tem como missão capacitar cada membro a tornar-se comunicador e líder eficaz. Durante a atividade, aberta ao público em geral, as crianças foram desafiadas a falarem sobre o Dia da Criança terminando com uma visita guiada ao Museu.

Galeia de Fotos

(Fotos de: Ruben Paz e Miguel Caldeira /DCRN; Texto de: Juan Silva e Marina Pinto /DCRN)