21 Outubro 2021
pt | en Contactos | Mapa do Site
Página Inicial » Newsletter
Atividades de Verão na Estação de Biologia Marinha Versão para impressão Enviar por E-mail
11 Neste primeiro mês do verão, a Estação de Biologia Marinha do Funchal recebeu visitantes mais novos que participaram em diversas atividades de tempos livres, com os Heróis do Mar - Campo de Férias do Iate Clube de Santa Cruz, o ATL do Clube Naval do Funchal e as Atividades de Verão 2016 do Centro Luís de Camões. 

 As atividades iniciaram-se com palestras e vídeos sobre a biodiversidade marinha da Madeira, ações e projetos  desenvolvidos pela Estação, seguidas de visita guiada às suas instalações - biblioteca  Biblioteca Professor Luiz Saldanha, laboratórios de taxonomia, húmido, da Universidade da Madeira e sala das coleções marinhas do Museu de História Natural do Funchal.

No decorrer das visitas, quando possível, puderam participar na ação de sensibilização sobre pesca desportiva no Cais do Carvão, onde através da técnica de pesca à boia com cana os jovens visitantes capturaram exemplares de peixe costeiros, como o peixe-verde (Thalassoma pavo) ou a castanheta-preta (Abudefduf luridus), que logo de imediato eram devolvidos ao mar após a sua captura.

Também tiveram oportunidade de observar e tocar em exemplares vivos do ouriço-do-mar-negro (Arbacia lixula). Observaram à lupa binocular o que é possível encontrar no sedimento recolhido do nosso fundo marinho - pequenos moluscos gastrópodes e bivalves, e assistiram a uma breve explicação sobre o processo de captura e amostragem de gambas e caranguejos de profundidade.

No final da visita os mais pequenos brincaram ao “Jogo dos Ambientes”, divertimento onde são colocadas questões relacionadas com os ambientes marinhos (litoral, oceânico e profundo) e diversos organismos associados, como por exemplo o camarão-limpador, a tartaruga-boba ou a quimera.

 

Galeria de Fotos

 

 

 

 

(Fotos de: Flávio Martins e Texto de: Luisa Costa /DCRN)

 

 

 

 

 
Mapa do Site | Sugestões | Condições de utilização | Privacidade | © 2021, Municipio do Funchal Facebook | RSS